Recursos naturais para alivio da dor do parto! Funciona mesmo?
Planejamos o parto ideal, sonhamos com um parto rápido sem desconfortos e sem dores insuportavéis, mas nem sempre acontece assim, a dor do parto é unica, diferente das outras dores que sentimos, ela é capaz de atingir dimensões físicas, piscológicas e espirituais, é uma dor capaz de se transformar em amor!
Existem recursos não farmacológicos que as doulas, os profissionais da saúde e os acompanhantes do parto podem proporcionar a parturiente para alivio da dor.
Apoio emocional: Todas as pessoas envolvidas no processo junto a gestante, ou seja, familiares, doula, acompanhante do parto devem estar preparados para oferecerem este suporte de incentivo, através do encorajamento, lembrando sobre as escolhas da gestante, falando palavras positivas.
Musicoterapia: Responder a perguntas na hora da dor, ouvir conversas paralelas, portas batendo, e comandos de ordem incomodam a gestante em trabalho de parto, a música ao contrário propicia o relaxamento e a conexão com o bebê. Deve se respeitar quando e quais músicas a mulher deseja ouvir ou até observar se ela prefere o silêncio.
Privacidade: Ter pessoas estranhas entrando e saindo a todo momento da sala de parto, perturbam e atrapalham o trabalho de parto.
Iluminação: A luz ativa o nosssa parte racional do cerébro nos faz pensar de forma a resolver a situação de dor, gerando stress. Abaixar a luz, utilizar velas trazem tranquilidade e conforto a mulher em trabalho de parto .
Aromaterapia: Os óleos vegetais são indicados durante o trabalho de parto para fortalecer as contrações e relaxar, faciliatando uma entrega maior da mulher para o processo.
Posicionamento: Algumas posições e exercícios favorecem a apresentação fetal, o encaixe do bebê na pelve, melhora a oxigenação materna e fetal, diminuindo a dor e promovendo o conforto para a mãe e para o bebê.
Massagem: O excesso de tensão muscular deixa os músculos doloridos, a massagem facilita o processo de relaxamento dos músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue. O músculo fica mais nutrido e relaxado, e a dor é aliviada.
Temperatura: O calor causa vasodilatação e auxilia na dilatação, e diminuição da sensação de dor durante as contrações. São utilizados compressas, banheiras e o chuveiro morno, que trazem grande conforto.
Respiração: A respiração é involuntária, existem formas de regular a respiração afim de aumentar a oxigenação durante a contração (com uma respiração mais acelerada) e promover relaxamento durante os intervalos (com uma respiração mais lenta e profunda).
Para parir a mulher deve estar cercada de calor humano, paciência e respeito as suas escolhas, precisa se sentir confortavél e segura.
Texto inspirado por: Ana Cristina Duarte;
Enfermeira Obstetra: Maria Morais; Foto: Isabela Gurgel; Mamãe: Patrícia; Bebê: Ivy
0 comentários