Parto domiciliar não planejado, porém assistido!
O parto domiciliar planejado, acontece após uma entrevista e a elaboração de um plano de parto.
Existe uma preparação do casal para que o parto aconteça em casa, são realizadas consultas pré-natal, educação perinatal e a criação de vínculos com a equipe que irá assistir o parto, porém…
Por mais que façamos planos, os planos de Deus sempre prevalecerá!
Há um ano atrás o plano de parto era para um parto hospitalar, diante de várias circunstãncias não se cogitou um parto em casa, mas Deus estava lá preparando tudo.
O trabalho de parto foi tranquilo e rápido, conduzido pela doula e a enfermeira obstetra com responsabilidade técnica, e confiança no processo fisiológico que possibilitou continuar naquele ambiente familiar e acolhedor, as avaliações obstétricas confirmavam que tudo estava indo bem com a mamãe e com a bebê também.
Bastou um pedido do pai, um momento de reflexão para acionar o restante da equipe e o parto acontecer ali mesmo no lar deles, conforme o desejo dos pais.
Logo nasceu uma linda princesa de forma totalmente natural , para alegrar ainda mais aquela família. E como foi o parto? Foi sobrenatural, como dizem, parto de hebreia na banqueta.
Nesse caso houve essa possibilidade porque a enfermeira obstetra já tinha sido contratada para assistência pré-hospitalar durante a fase ativa do trabalho de parto e desde o ínicio da gestação acompanhava todo o histórico gestacional.
A obstetrícia não é uma ciência exata, nem sempre o parto acontece de forma rápida, é necessário avalições obstétricas para permanecer no domícilio com segurança até o momento oportuno de ir para o hospital, no caso da assistência pré- hospitalar e essa segurança somente um profissional especializado será capaz de oferecer, já no parto domiciliar planejado toda a assistência acontece no domicílio, sem a necessidade de ir ao hospital.
Texto: Enfermeira obstetra Maria Morais; Foto Doula na missão Nathaly; Puérpera Danielle.
0 comentários